ALTO CAPARAÓ É OPÇÃO PARA QUEM CURTE O FRIO

News3

Parte alta do parque, que fica na serra entre Minas e Espírito Santo e abriga o Pico da Bandeira, amanhece com vegetação e cursos d´água congelados, formando cenário de cartão postal

Para quem gosta de um friozinho, uma boa nesses dias de inverno é curtir o Parque Nacional do Caparaó, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na região serrana entre os estados de Minas e Espírito Santo.

No nascer do sol dessa terça-feira (4), um condutor de visitantes registrou a formação de grande quantidade de gelo no Pico da Bandeira, que fica no interior da unidade de conservação (UC). Na hora, os termômetros marcavam -14 graus, uma das temperaturas mais baixas do País.

Segundo Anderson Nascimento, da gestão da unidade, a montanha ficou branca de gelo e vários cursos d´água congelados, formando um cenário de cartão postal. Ainda segundo ele, a intensidade do gelo foi considerada rara na região do parque.

“Temperaturas extremamente baixas vêm sendo registradas na parte alta do Parque Nacional do Caparaó com formação de geadas de forte intensidade e congelamento de pequenos cursos d’água, o que vem deixando a paisagem mais bela e mais surpreendente”, garantiu Nascimento.

Ele recomenda às pessoas que visitam o parque neste período mais rigoroso de inverno, principalmente àqueles que pretendem fazer a subida noturna do Pico da Bandeira, cuidado redobrado no planejamento do passeio, para evitar imprevistos, reduzir o esforço e o risco de acidentes, assegurando, assim, uma experiência positiva.

Confira as principais dicas:

. Leve roupas e agasalhos leves para a caminhada e para frio pesado (quando parado) e equipamentos que o mantenham sempre seco e confortável

. Não use agasalho pesado para a caminhada, pois isso pode provocar cansaço e formação de suor potencializando riscos de hipotermia (queda brusca da temperatura do corpo).

. Nunca saia da trilha, conheça as técnicas básicas de primeiros socorros e de orientação na natureza, ficando sempre atento à sinalização.

. O parque possui condutores oficiais cadastrados cuja contratação é sugerida, principalmente, para os visitantes menos experientes ou que estejam fazendo a subida noturna pela primeira vez. Os contatos dos guias estão disponíveis nas portarias do parque em Alto Caparaó (MG) e Pedra Menina (ES).

Serviço:

Para a subida noturna ao Pico da Bandeira, é necessário fazer o agendamento prévio por meio do site oficial do parque. Clique aqui.

Para obter mais informações, consulte o Guia do Visitante do parque.

Video Player
Telmo Souza

Telmo Souza

............. Jornalista Responsável em Rede Caparaó de Comunicações

Compartilhe:

Deixe seu comentário